Petrobras cria crédito destinado à cultura digital


Folha de S. Paulo – SP, Da Redação, 09/07/2008

Novo edital tem expectativa de destinar R$ 80 milhões a projetos; eventos precisarão ter tido pelo menos uma edição sem patrocínio

A Petrobras abrirá no próximo dia 15 de outubro as inscrições para a edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural (PPC), depois de intervalo de um ano, quando passou por um período de ajustes.

A expectativa é que sejam destinados cerca de R$ 80 milhões, repetindo o desempenho recorde da edição de 2006/ 2007. O PPC financia projetos culturais e artísticos em áreas como cinema, música, artes plásticas e restauração do patrimônio histórico nacional.

Nesta edição, a novidade será a criação de uma nova linha de financiamento destinada exclusivamente à cultura digital. Serão contemplados projetos de apoio ao aprimoramento de websites culturais e também projetos para festivais e eventos relacionados à arte eletrônica e à cultura digital.

“É uma forma de estimular a distribuição em formato digital. Hoje, produzir arte e cultura ficou mais fácil. A dificuldade está na distribuição, na difusão”, diz Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras.

Segundo Costa, só serão apoiados websites que estejam ativos há pelo menos um ano e que estejam focados exclusivamente na difusão cultural e artística. Quanto aos festivais e eventos, será obrigatório que eles tenham tido ao menos uma edição sem o apoio da estatal.

Duas etapas de seleção

Desde 2003, a Petrobras já apoiou 989 projetos por meio de concurso público. Na edição de 2006/2007, a estatal recebeu mais de 7.000 inscrições -e apenas 263 foram selecionadas. Depois da “parada técnica” de um ano para os ajustes, a decisão foi desmembrar a seleção em duas etapas.

Na primeira, que será aberta em outubro, serão recebidas as propostas nas áreas de audiovisual, cultura digital, música, artes cênicas e literatura. Em abril, serão abertas as inscrições para projetos nas áreas de “preservação e memória” e “formação”.

Outra novidade será a criação de mais uma etapa de julgamento: os projetos selecionados na primeira fase terão de passar pelo crivo do Ministério da Cultura para adequação e aprovação nos parâmetros da Lei Rouanet -que permite isenção fiscal das empresas para financiamento de atividades e projetos artísticos e culturais.

Nas edição anteriores, não havia necessidade de apresentar, previamente, a aprovação na Lei Rouanet -uma reivindicação do próprio MinC. A Petrobras chegou a anunciar que adotaria a sugestão do ministério, mas voltou atrás.

“Os produtores culturais gritaram, porque há o problema de prazo para obter a aprovação na lei. Daí chegamos a uma solução negociada. Os projetos que passarem para a segunda etapa terão um prazo de 90 dias para obter a aprovação. O MinC vai criar uma força-tarefa que nos auxiliará nisso, analisando os projetos vencedores”, afirmou Costa.

Tags: , , , , , , , ,

Uma resposta to “Petrobras cria crédito destinado à cultura digital”

  1. CALUTIO Says:

    E ai amigos empresários e representantes de grande e pequenas empresas,
    Temos um projeto muito legal para divulgar sua empresa e seus produtos e sua marca.
    Samos um grupo de PAGODE de camboriu Santa Catarina…
    Temos uns projetos para conseguir patrocínios para nosso grupo pois a maior dificuldade para nosso Grupo é nossa locomoção. Não temos um transporte próprio, por isso gostaria de saber se alguém que queria investir para comprar um Van para nosso transporte pois seria um crescimento em sua logo e sua marca.
    Projeto FALAFERA
    A Importância Do Retorno Publicitário.
    O investimento financeiro na Musica pode ter dois objetivos distintos: Primeiro com fins lucrativos; e em segundo com fins filantrópicos.
    Deve-se lembrar que a musica mobiliza nosso país em geral. Associando a idéia de um futuro e desafio a grandes sonhos. O espaço que o Grupo FALAFERA ocupará na Mídia é bastante considerável, além de evidenciar Musical, como já dito, podendo ajudar a projetar a empresa. Assegurando a fixação Imagem da empresa num segmento que cresce possibilitando um retorno garantido de marketing.
    Os diversos segmentos da sociedade devem ser apoiados, principalmente no município em que se situa a empresa, destacando a filantropia. Neste aspecto não deve ser confundido com promoção de vendas nem tão pouco com marketing. É uma questão de postura de valores da corporação. O objetivo não é vender mais, nem tão pouco promover a empresa indiretamente, porém, o fato é que há um fortalecimento da imagem da empresa perante o consumidor e a sociedade. Pesquisas demonstram que 76% dos consumidores preferem marcas e produtos de empresas envolvidas com algum tipo de ação social. Desde que tenham preço e produtos de qualidade e competitivos. Outro aspecto benéfico da filantropia diz respeito ao orgulho que os funcionário sentem ao estarem ligados a uma empresa que tem uma boa fama pela qualidade do que faz e pela contribuição à sociedade.
    É preciso ter qualidade e uma boa imagem da empresa para competir, por isso a musica é um referencial de bons negócios, pois sua propaganda é verdadeira e possui fins lucrativos tanto para a empresa quanto para a musica e em especial nossos moradores que seguiria como um Grupo referencia em nossa Cidade inteiriçando muita gente pra essa área cultural.

Deixe um comentário