Pontos de Cultura Indígenas Ministério da Cultura


Na primeira etapa serão beneficiadas 30 comunidades indígenas da Região Amazônica

uv005399big
PARA MAIS INFORMAÇÕES:


http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/14/programa-mais-cultura-6/

Em iniciativa inédita, o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, implantará em todo o país, até 2010, 150 Pontos de Cultura Indígenas, por meio de um acordo de cooperação firmado com a Fundação Nacional do Índio (Funai). A primeira etapa prevê o investimento de R$ 6,47 milhões para apoiar Pontos de Cultura em 30 comunidades indígenas de cinco estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso Rondônia e Roraima.

O anúncio será feito às 16h desta quinta-feira, dia 16 de abril, durante as comemorações da Semana dos Povos Indígenas, no Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental Oeste – Praça do Buriti em Brasília, e contará com as presenças do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do presidente da Funai, Márcio Meira.

Outros 60 Pontos de Cultura serão implantados até o fim de 2009, e os 60 restantes até 2010. Com a implantação dos novos 150 Pontos de Cultura Indígenas, o MinC possibilita que comunidades de difícil acesso recebam recursos do Governo Federal para potencializar suas atividades, valorizando a diversidade cultural brasileira.

Diferente do processo que vem sendo adotado pelo MinC, de seleção dos Pontos de Cultura por meio de edital público – hoje já são mais de 2 mil apoiados no país, sendo 33 em comunidades indígenas – as comunidades discutirão de que forma serão implantados os Pontos de Cultura Indígenas. Para a primeira etapa, a Funai firmou um termo de parceria com a Associação Cultura e Meio Ambiente (ACMA) – Rede Povos da Floresta, para reunir e capacitar as comunidades indígenas dos cinco estados beneficiados. Os 30 Pontos de Cultura serão divididos em três pólos: Alto Rio Juruá (Marechal Thaumaturgo – AC), Alto e Médio Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira – AM) e Escola dos Professores Indígenas (Rio Branco – AC). As primeiras atividades serão as Rodas de Conversa, principal estratégia da Rede Povos da Floresta para mobilizar, apresentar e validar as iniciativas pensadas junto às lideranças indígenas envolvidas.

Após as Rodas de Conversa, os Pontos de Cultura serão implantados nas comunidades, com a adequação dos espaços físicos e instalação dos equipamentos e do sistema de conexão via satélite, apoiados pelo Ministério das Comunicações, através do programa Gesac. Cada comunidade receberá um kit multimídia com computador, DVD, câmera filmadora, câmera digital fotográfica, caixas de som, microfone, etc.

Em seguida, haverá a fase de capacitação para inclusão digital e audiovisual, a ser realizada com a parceria do Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias, de Olinda. A última etapa consiste na socialização dos produtos culturais entre os envolvidos e realização de encontros entre os Pontos de Cultura, o que permitirá a articulação de uma rede social indígena.

De acordo com o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdula, “os equipamentos que compõem o kit multimídia reforçam a tradição oral, a produção de conteúdo e a participação das comunidades na Rede Povos da Floresta, na rede de Pontos de Cultura e na rede de apoio ao Prêmio Culturas Indígenas”.

Composição do Kit Multimídia

Computador desktop com acesso à internet banda larga, leitor e gravador de DVD, monitor 17 polegadas, teclado, mouse, par de caixas de som e placa de vídeo para edição; servidor, placa de rede, cabos, conectores, no break, web cam, fone de ouvido com microfone, placa de captura de vídeo, material para montagem de rede e estabilizador; filmadora digital, câmera fotográfica digital, microfone supercardioide, bateria para filmadora, fone de ouvido e fita minidv; kits de painel fotovoltaico, bateria, controlador de carga, módulo solar e inversor de voltagem de 12vcc para 110 V.

Lançamento dos 150 Pontos de Cultura Indígenas

Além do ministro Juca Ferreira, o presidente da Funai, Márcio Meira, o secretário de Programas e Projetos Culturais, Célio Turino, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdula, a gerente de Articulação e Integração da Secretaria de Articulação Institucional, Maria Claudia Cabral, representante da Rede Povos da Floresta, Ailton Krenak, indígenas e Organizações indigenistas também estarão presentes na solenidade.

Data: 16 de abril
Local: Memorial dos Povos Indígenas, Eixo Monumental Oeste – Praça do Buriti em Brasília
Horário: 16h

http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/14/programa-mais-cultura-6/

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas to “Pontos de Cultura Indígenas Ministério da Cultura”

  1. Edna Maria Andrade Sardinha Says:

    Gopstaria de informar, que na minha cidade tem quilombolas. São pessoas carentes, região sewm infra – estrutura, analfabetos. Podemos ajuda-los com um ponto de leitura. O que vocês acham? Gostaria muito de ganhar esse ponto de leitura para desenvolver um bom trabalhos com eles. Gostgaria também de ganhar um computador e internet para instalar no ponto de leitura, isso mudará muito a vida deles, pois as pessoas não resapeitam as diferenças. Eles são tratados de forma diferente pela sociedade.
    grata!Edna.

  2. Edna Maria Andrade Sardinha Says:

    Gopstaria de informar, que na minha cidade tem quilombolas. Indaiabira MG – Norte de Minas. MG
    São pessoas carentes, região sem infra – estrutura, analfabetos. Podemos ajuda-los com um ponto de leitura. O que vocês acham? Gostaria muito de ganhar esse ponto de leitura para desenvolver um bom trabalhos com eles. Gostgaria também de ganhar um computador e internet para instalar no ponto de leitura, isso mudará muito a vida deles, pois as pessoas não resapeitam as diferenças. Eles são tratados de forma diferente pela sociedade.
    grata!Edna.

  3. Edna Maria Andrade Sardinha Says:

    Gostaria de informar, que na minha cidade tem quilombolas. Indaiabira MG – Norte de Minas. MG
    Sei que o Governo pode enviar um ponto de cultura para essa região. Esclareço que ganhamos um ponto de cultura para Indaiabira e é um sucesso. Estamos trabalhando muito com leitura, projetos que valorizam a vida das pessoas. A comunidade aparece em massa na nossa biblioteca. O ponto de cultura está fazendo a diferença.
    Espero que a região que tem os Quilombolas possa ganhar esse ponto de cultura. Vamos fazer essa diferença?
    GrataEdna Diretora do Ponto de Cultura de Indaiabira MG

Deixe um comentário