Edital contemplará dez projetos que criem diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional


1
Será lançado na quinta-feira, 14 de maio, às 18h, a segunda edição do Edital Arte e Patrimônio. Uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – instituição vinculada ao Ministério da Cultura -, Paço Imperial – centro cultural administrado pelo instituto – e a Petrobras. Os recursos totalizam R$ 1milhão a serem divididos entre dez projetos que receberão até R$ 100 mil cada.

O edital, que integra o Programa Brasil Arte Contemporânea do Ministério da Cultura, contará com o patrocínio da Petrobras. Tem o objetivo de relacionar e valorizar dois universos de referências culturais: de um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, de outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabelecem a memória do país.

Participarão do evento de lançamento nacional do edital Arte e Patrimônio, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, a gerente de patrocínios da Petrobras, Eliane Costa, o diretor do Paço Imperial, Lauro Cavalcanti, e o assessor da Secretaria Executiva do MinC, Afonso Luz.

No mesmo dia, às 14h, também no Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48 – Centro), será realizado um seminário que discutirá Arte como Patrimônio e Patrimônio como Arte.  Participarão do seminário o artista Ricardo Basbaum e dirigentes e representantes de instituições: Carlos Trevi (Instituto Cultural Banco Real), Antonio Carlos Portela (MAM BA), Marcelo Araújo (Pinacoteca), Jussara Derenji (Museu da Universidade Federal do Pará) e Fábio Coutinho (Fundação Iberê Camargo).

Saiba mais sobre o edital –

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14432&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/11/arte-e-patrimonio/

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Edital contemplará dez projetos que criem diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional”

  1. Carlos alberto Bosquê Junior Says:

    Sou artista plástico e gostaria de me inteirar mais do assunto. Obrigado!

  2. Gutto Lemes Says:

    Sou artisa plástico e já executei um projeto com o no de “Patrimônio Adormecido” art dèco, realizado na cidade de Goiânia, que aborda intervenções nas fachadas dos patrimonios com tecidos, uma exposição de arte e um doc. Estou preparando um outro projeto para a cidade de Goiás-patrimônio mundial da unesco.Gostaria de saber mais informações sobre esse edital contemplam esses tipo de projeto.
    Obrigado.

    Atenciosamente,

    Gutto Lemes

  3. Robert Poty Says:

    oi, gostaria de saber como faço pra inscrever um projeto de capoeira para o ano de 2010

    obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: