Programa Brasil Arte Contemporânea


31 de agosto de 2009

y1peEl6tbwWtOH621oK4fhYLHr6WWehfszRwxrmaQJMzH1AsoRQApmEIOGzlqDA1DemLCJ92GsI5t0

Brasil Arte Contemporânea

Programa irá fomentar o desenvolvimento das artes plásticas e visuais brasileiras no mercado internacional

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 31 de agosto, a Portaria nº 61, assinada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, criando o Programa Brasil Arte Contemporânea, destinado ao fortalecimento das artes plásticas e visuais brasileiras no mercado internacional. Entre as ações a serem desenvolvidas no âmbito do novo Programa, constam o estímulo às exportações setoriais e à divulgação, nas novas mídias, das obras de artes nacionais. A iniciativa se insere dentro das ações de desenvolvimento da Economia da Cultura, por meio da valorização do mercado interno e da conquista de um espaço no mercado internacional.

Cursos de aperfeiçoamento profissional e estímulo à criação de novas redes comerciais no mercado das artes também fazem parte das estratégias de apoio ao Programa. Serão estimuladas parcerias que ampliem a inserção das artes plásticas e visuais no mercado internacional, bem como a formação de base de dados que viabilize a realização de projetos de promoção cultural e econômica neste segmento. Uma das estratégias previstas para a consolidação do mercado interno das artes visuais é o apoio às galerias de obras de artes e instituições colecionadoras, a fim de que se disseminem por todo o país.

O Programa será coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC) e executado pelo Comitê Brasileiro de Internacionalização e Economia da Arte Contemporânea (CBIEAC), também criado pela mesma Portaria. A implementação se dará com recursos do Orçamento da União e das instituições parceiras. Os convênios de execução do Programa serão firmados com outras instituições públicas federais, estaduais e municipais, bem como entidades de direito público e privado, e a escolha dos projetos a serem realizados será feita, preferencialmente, por seleção pública.

O CBIEAC será composto por representantes do Ministério da Cultura – Secretaria de Políticas Culturais, Diretoria de Relações Internacionais, Fundação Nacional de Artes e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, da Fundação Bienal de São Paulo, da Fundação Bienal do Mercosul, das instituições colecionadoras de arte contemporânea e das galerias comerciais de arte contemporânea.

(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)

Tags: , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Programa Brasil Arte Contemporânea”

  1. Lucila Says:

    Oi, queria saber de quem é a obra que aparece na divulgaçao do Programa Brasil Arte Contemporânea.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: